[da escola]
Com meninos de 1º ano é imprescindível falar muito. É necessário explicar tudo numa linguagem simples e com os pormenores essenciais. É preciso dizer-lhes [e mostrar-lhes] em que folha do caderno devem escrever a data, mesmo quando repito todos os dias que é sempre a seguir ao trabalho que fizeram no dia anterior. Com o livro de Matemática passa-se exactamente o mesmo e com as outras actividades também...
Por agora ainda é altura de andar nesta roda-viva na sala de aula: pedir silêncio em alguns momentos, dizer a uns para se sentarem, ajudar todos os alunos e esperar que mais tarde ou mais cedo eles aprendam a ouvir-se melhor e a saber esperar [alguns ainda acham que eu me divido em vinte e duas professoras e que os posso ajudar todos ao mesmo tempo... mas é normal que seja assim] No entanto, há dias em que quase desespero.
[Precisava de uma massagem à voz. Ou então de ter novamente aulas de colocação de voz]
Por agora ainda é altura de andar nesta roda-viva na sala de aula: pedir silêncio em alguns momentos, dizer a uns para se sentarem, ajudar todos os alunos e esperar que mais tarde ou mais cedo eles aprendam a ouvir-se melhor e a saber esperar [alguns ainda acham que eu me divido em vinte e duas professoras e que os posso ajudar todos ao mesmo tempo... mas é normal que seja assim] No entanto, há dias em que quase desespero.
[Precisava de uma massagem à voz. Ou então de ter novamente aulas de colocação de voz]
1 Comments:
Tenho uma neta no 2º ano, às vezes acompanho-a no trabalho de casa (e acompanhei no 1º ano), como imagino tão bem como será ter uns 20 todos ao mesmo tempo no 1º! :)
(Mas parece que alguns pais não imaginam, isso é que é um mistério)
Enviar um comentário
<< Home