6.5.04

Dinheiros

Hoje, falou-se de dinheiro na sala de aula.
Quase todos já conheciam as moedas e as notas existentes, quase todos conseguiram fazer cálculos mentais com os valores das moedas e também conseguiram estabelecer equivalências entre todas as moedas e algumas das notas com valor mais baixo.

A certa altura e depois de ter reparado que o livro de Matemática não trazia moedas destacáveis de cinquenta cêntimos, faço-lhes a seguinte pergunta:

Imaginem que eu só tinha na carteira essas moedas que estão em cima da mesa. Se eu quisesse pagar um café que me custou cinquenta cêntimos, como fazia?

Imediatamente, o M. levanta o braço e responde com a maior das naturalidades:

- Pagavas com o Multibanco.

Não pude deixar de sorrir.
Talvez o M. não estivesse com atenção à aula ou talvez tivesse sido eu que me expliquei mal. Não era essa a resposta que eu queria; preferia que ele me tivesse dito que utilizava duas moedas de vinte cêntimos e uma de dez cêntimos, ou então, cinco moedas de 10 cêntimos.
Mas também não consigo dizer que não teve alguma razão, porque de facto, utilizar o Multibanco também é uma possibilidade nestes casos.

Surpreendeu-me a resposta. É só mais uma prova de que tudo aquilo que é referente às novas tecnologias é rapidamente assimilado e compreendido pelas crianças, mesmo as mais novas.
Só não sei se isso tem mais vantagens que desvantagens.




























actualizações de weblogs portugueses


Powered by Blogger




Page copy protected against web site content infringement by Copyscape


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.