Os nossos manuais escolares...
...são assim.
Enquanto procurava alguns exercÃcios sobre adições e subtracções num livro de Matemática de 1º ano, deparei-me com esta imagem. Reparem na repetição de objectos que existem nesta (suposta) sala - livros, frasquinhos, maçãs, borboletas, velas, novelos de lã, projectores e peças de dominó.
Na página seguinte pede-se aos alunos que façam algumas adições e subtracções relacionadas com as quantidades de objectos que existiam na tal sala. Para tal, as crianças têm de registar num gráfico de barras essas quantidades.
As contas só agora aparecem. E que contas...
Os alunos teriam de adicionar o número de novelos de lã com os projectores existentes ou então teriam de subtrair às peças de dominó os frasquinhos. Isto para não referir todas as outras contas que estão na imagem...
E eu pergunto-me, qual será o resultado final destas operações? Projectores feitos de lã? Novelos de lã luminosos? Infelizmente, não consegui imaginar nenhuma solução criativa para quem tira frasquinhos de peças de dominó... mas acho que era perder demasiado tempo.
O que me preocupa é a falta de atenção dos professores que elaboram manuais com erros tão graves como este. Esquecem-se que não são os adultos a realizar estes exercÃcios mas sim crianças de 6 anos que não conseguem abstrair-se das ilustrações de forma a resolverem as contas pedidas.
E se em manuais do 1º ano de escolaridade já existem erros desta natureza, não me admira nada que nos manuais de 12º ano os erros sejam cada vez mais frequentes.
Enquanto procurava alguns exercÃcios sobre adições e subtracções num livro de Matemática de 1º ano, deparei-me com esta imagem. Reparem na repetição de objectos que existem nesta (suposta) sala - livros, frasquinhos, maçãs, borboletas, velas, novelos de lã, projectores e peças de dominó.

Na página seguinte pede-se aos alunos que façam algumas adições e subtracções relacionadas com as quantidades de objectos que existiam na tal sala. Para tal, as crianças têm de registar num gráfico de barras essas quantidades.

As contas só agora aparecem. E que contas...
Os alunos teriam de adicionar o número de novelos de lã com os projectores existentes ou então teriam de subtrair às peças de dominó os frasquinhos. Isto para não referir todas as outras contas que estão na imagem...
E eu pergunto-me, qual será o resultado final destas operações? Projectores feitos de lã? Novelos de lã luminosos? Infelizmente, não consegui imaginar nenhuma solução criativa para quem tira frasquinhos de peças de dominó... mas acho que era perder demasiado tempo.
O que me preocupa é a falta de atenção dos professores que elaboram manuais com erros tão graves como este. Esquecem-se que não são os adultos a realizar estes exercÃcios mas sim crianças de 6 anos que não conseguem abstrair-se das ilustrações de forma a resolverem as contas pedidas.
E se em manuais do 1º ano de escolaridade já existem erros desta natureza, não me admira nada que nos manuais de 12º ano os erros sejam cada vez mais frequentes.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home