Prática Pedagógica
Quando escrevi num dos post anteriores sobre as minhas preocupações relativas ao inÃcio do ano lectivo, referi certos aspectos que, no entender de algumas pessoas, pareceram burocráticos e estereotipados. Não pude deixar de sorrir...
Digo-vos com toda a certeza que nada disto tem a ver com algo estereotipado ou burocrático...
Todos estes materiais que referi e muitos outros são utilizados com objectivos especÃficos e estão subjacentes a uma pedagogia de trabalho muito própria que já existe há largos anos - Movimento da Escola Moderna
Para perceberam melhor do que se trata, cito um pequeno resumo sobre o MEM.
O MEM vem construindo um modelo sócio-cêntrico de cooperação educativa acelerador do desenvolvimento moral e cÃvico das crianças e dos jovens.
Os conteúdos programáticos transformam-se em actividades e projectos negociados cooperativamente entre professores e alunos a partir dos saberes extra-escolares radicados na vida dos alunos e das comunidades, para dar sentido social e imediato às aprendizagens.
A participação directa dos alunos na organização de todo o trabalho escolar, procura garantir uma implicação contratada no exercÃcio da autonomia e da cooperação
Se quiserem saber mais pormenores e compreender melhor a utilização de todos esses instrumentos de trabalho que referi, vejam aqui e aqui.
E já que estou a falar em práticas pedagógicas e métodos de trabalho, não posso deixar de referir a Escola da Ponte, uma escola onde fazem mais, muito mais do que aquilo que eu consigo fazer sozinha na minha sala de aula.
Digo-vos com toda a certeza que nada disto tem a ver com algo estereotipado ou burocrático...
Todos estes materiais que referi e muitos outros são utilizados com objectivos especÃficos e estão subjacentes a uma pedagogia de trabalho muito própria que já existe há largos anos - Movimento da Escola Moderna
Para perceberam melhor do que se trata, cito um pequeno resumo sobre o MEM.
O MEM vem construindo um modelo sócio-cêntrico de cooperação educativa acelerador do desenvolvimento moral e cÃvico das crianças e dos jovens.
Os conteúdos programáticos transformam-se em actividades e projectos negociados cooperativamente entre professores e alunos a partir dos saberes extra-escolares radicados na vida dos alunos e das comunidades, para dar sentido social e imediato às aprendizagens.
A participação directa dos alunos na organização de todo o trabalho escolar, procura garantir uma implicação contratada no exercÃcio da autonomia e da cooperação
Se quiserem saber mais pormenores e compreender melhor a utilização de todos esses instrumentos de trabalho que referi, vejam aqui e aqui.
E já que estou a falar em práticas pedagógicas e métodos de trabalho, não posso deixar de referir a Escola da Ponte, uma escola onde fazem mais, muito mais do que aquilo que eu consigo fazer sozinha na minha sala de aula.
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