23.7.03

A diferença que nos identifica

Às vezes parece-me que as pessoas encaram os políticos como indivíduos demasiado sérios, sem a consciência fundamental do outro e dos sentimentos que intervalam as pessoas.
De certa forma é natural que tal aconteça… Os contextos sociais nos quais vemos a classe política envolvida não permitem que o lado afectivo e privado de cada um seja olhado pelas pessoas. E também, se tal acontecesse, haveria uma mistura despropositada de posições e a consciência política e governamental ficaria posta em causa.

Há algumas semanas li uma entrevista no DNa ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa – Pedro Santana Lopes. Fiquei agradavelmente impressionada pelas suas palavras e pela forma como se mostrou, sem medos e abertamente. Como estava escrito na capa do suplemento e que passo a citar:
“Nenhum outro político ousaria abrir o coração desta maneira. Pedro Santana Lopes ousou.�


Falou de si, do seu passado, das suas frustrações, do amor.
Disse:
Achando eu que a família é a célula fundamental da sociedade, não compreendo que se mantenham situações sem o que é a essência.(…)
Os falhanços das relações são a marca mais negra da minha vida. Procuro assumir as responsabilidades, mesmo os erros, mas detesto falhar. Consome-me e é uma grande frustração. (…)
E tenho um lema – se Deus nos deu esta vida, não podemos desistir de ser felizes, de tentar ser felizes. A acomodação, a resignação e uma situação em que não há essa chama viva, não faz sentido. (…)


Mas isto é só um exemplo.
Podia ser eu a dizer isto, ou tu que estás aí desse lado. Podemos todos nós já ter dito isto ou algo semelhante e não é por ter sido esta pessoa a dizê-lo que vai ter mais ou menos importância.

O que disse, de facto, é importante. Mas também é importante saber que todos somos pessoas. E todos temos algo para dar e para receber e que, não é pelo estatuto de uns que se mede o seu valor.
No fundo, somos todos iguais na diferença que nos identifica. E é isso que faz de nós Pessoas.




























actualizações de weblogs portugueses


Powered by Blogger




Page copy protected against web site content infringement by Copyscape


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.