Para além dos prazos, objectivos e tarefas que tenho que cumprir ainda este ano, muito de vez em quando, vou pensando no que quero fazer já no próximo ano lectivo. Tomo notas, escrevo papelinhos amarelos que tenho espalhados por todo o escritório e sobretudo, tento não me esquecer que de um ano para o outro posso sempre fazer melhor [dentro das minhas possibilidades].
Uma ideia que tenho em banho-maria há já algum tempo é a utilização de portfolios no 1º ciclo. Não sendo um instrumento de trabalho, é uma forma de trabalhar, de aprender e também de ensinar. É uma estratégia de avaliação alternativa constituída por uma colecção de trabalhos produzidos pelos alunos, devidamente organizada e referente a um determinado período de tempo. É construído pelos alunos, com a ajuda do professor; exige reflexão, dedicação e tempo.
Na licenciatura ouvi falar em
porfolios mas até agora sempre me senti muito insegura para levar avante este tipo de trabalho. Este ano, e apesar de continuar a ter poucos anos de serviço, decidi que estava na altura de arriscar. Afinal, só fazendo é que se aprende e se não tentarmos, nunca saberemos até onde poderíamos chegar, não é verdade?
Tudo isto para dizer que fiquei muito contente com a existência deste
blog. A não perder [para mim, pelo menos].